
O Governo vai criar um novo abono de família para apoiar as famílias que perderam rendimentos nos últimos meses devido à pandemia da Covid-19.
De acordo com o Observador, os dois apoios fazem parte do Programa de Estabilização Económica e Social. O mesmo deverá ser aprovado nesta quinta-feira, em Conselho de Ministros.
Este “complemento de estabilização” será pago no mês de agosto a todos os trabalhadores que tenham rendimentos mensais inferiores a dois salários mínimos. Ou seja, ordenados até 1.270 euros e que tenham perdido um terço do rendimento devido ao lay-off.
Este apoio respeitará um terço do salário, sem nunca ultrapassar o máximo de 351 euros, o equivalente a 80% do indexante dos apoios sociais. Esta medida vai pesar no total cerca de 70 milhões de euros no orçamento do Estado.
O abono de família adicional
O outro apoio é um novo abono de família, que deverá ser pago em Setembro. Segundo o Observador, trata-se de um montante correspondente ao valor base do abono e destina-se às famílias que tenham perdido rendimentos durante a pandemia e que tenham filhos a receber abonos nos primeiros três escalões.
Como referido acima, esta medida está agendada para Setembro a fim de corresponder ao arranque do ano letivo. Além disso, este abono deverá pesar cerca de 32 milhões de euros no orçamento português.
O Plano de Estabilização Económica e Social é o programa de apoio ao relançamento da economia nacional a curto prazo. Está previsto ser implementado ainda este ano, antecedendo um Programa de Recuperação Económica e Social mais alargado. Este programa deve entrar em vigor em janeiro do próximo ano já contanto com os apoios europeus.
Fonte: O Observador
https://observador.pt/2020/06/04/governo-vai-atribuir-abono-de-familia-extra-em-setembro-para-ajudar-familias-que-perderam-rendimentos/
Adicionar comentário
Você deve estar logado para postar um comentário.